segunda-feira, 30 de abril de 2018

0

Livro: O Moinho Maldito (Ana Nunes)



Ficha Técnica

O MOINHO MALDITO
Ana Nunes

Ano de edição ou reimpressão: 2017
Editor: Coolbooks
ISBN: 978-989-766-116-7
Idioma: Português
Número de páginas (estimadas): 148

Sinopse

Começaram as férias. Os 4 amigos voltam a encontrar-se em Sesimbra. Uma artesã francesa compra um moinho - dizem estar amaldiçoado! -, para lhe servir de ateliê e restaurar umas peças valiosíssimas pertencentes a uma coleção privada.
Pouco tempo depois, o jornal local anuncia o desaparecimento de alguns desses tesouros da Casa de Calhariz. Quem os roubou? Será que a maldição do moinho está relacionada com o que aconteceu? Os 4 Quadrantes e o Sam decidem investigar.

Opinião 
Roberta Frontini

Como sabem gosto de ler obras de autores portugueses, e gosto também de ler livros para crianças e jovens (deve ser a minha parte jovem que não quer envelhecer). 
Já tinha lido um livro desta colecção, o "O segredo da cascata dos murmúrios" e tinha ficado agradavelmente surpreendida com a escrita da autora. Nas primeiras páginas encontramos a descrição das personagens. Cada uma delas tem características próprias e complementares, o que tornam o grupo interessante. 

Neste livro voltamos a encontrar os 4 amigos que gostam muito de se colocar em aventuras. Quando era mais nova imaginava sempre como seria divertido meter-me nestas "alhadas", então na altura gostava muito de ler este género de livros que aliam aventura com mistério. Por isso mesmo consigo colocar-me na pele destes jovens e perceber que provavelmente, vão encontrar aqui um pretexto para passar umas boas horas no universo paralelo da imaginação. 

Para além do mais posso dizer que este livro me trouxe um outro género de emoções inesperadas. De facto, eu não tinha lido a sinopse dele (o que faço quase sempre) e fiquei surpreendida quando reparei que se passava na Serra da Arrábida que, recentemente, passou a ser um lugar que associo a boas recordações. 

Mais uma vez a autora faz um "jogo" interessante de apresentação da história com factos históricos e tradições de Portugal, ao mesmo tempo que nos mostra lugares mágicos com descrições bem conseguidas e pouco cansativas. Fez-me sentir emoções, recordar cheiros, cores e sabores, como os das tortas de Azeitão, os cheiros da serra ou o azul inconfundível do mar que se vislumbra da serra e que, de tão bonito que é, convida quem por lá caminha a parar para se deslumbrar com a beleza do nosso país. 

A autora consegue ainda abordar algumas questões importantes de forma integrada, como a questão das classes sociais. 

Uma outra coisa que gostei foi o facto de a autora ir dando, ao longo do livro, alguns vislumbres do que se passou nos três livros anteriores. Assim, não só nos aguça a curiosidade do que podemos encontrar nos outros livros, como nos consegue enquadrar bem em termos da história e das relações entre os 4 amigos. 

Obrigada à Ana por me ter feito viajar tanto no tempo: por me ter feito voltar à infância e aos momentos que eu passava a ler histórias de aventura e mistério; ao me ter feito relembrar umas férias de sonho que tive recentemente nestes lugares mágicos; e ao me ter feito viajar no futuro, pois fiquei cheia de vontade de regressar aos lugares que me fizeram sentir tão bem, e já me estou a imaginar a percorrer de novo aqueles lugares e imaginar-me lá com os 4 quadrantes!


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%